Elaborado pela Federação das Indústrias de Rondônia, o livro “A Saga de uma jovem indústria” foi lançado na manhã desta sexta-feira (16), durante café da manhã que reuniu representantes da indústria rondoniense, representantes sindicais, autoridades, imprensa,conselheiros, diretores, colaboradores e ex-presidentes do sistema Indústria. Dividido em cinco partes, o livro conta a história da fundação da Fiero, a atuação dos seus ex-presidentes até a atual gestão, traz depoimentos de pioneiros da indústria, representantes de entidades sindicais e dos novos e grandes empreedimentos que chegaram ao Estado. Também traz um panorama com dados atuais da economia e das potencialidades de Rondônia.
Bastante emocionado, o engenheiro Miguel de Souza, que foi presidente da Fiero de 1990 a 1998, recordou a luta dos fundadores e todas as dificuldades enfrentadas pela entidade no início dos anos 90. “Lembro que quando eu sentei na cadeira de presidente, caiu a ficha e fiz a seguinte pergunta: cadê as industrias? Naquela época só tínhamos em grande expressão a indústria madeireira. Foi então que começamos a defender nossas bandeira na busca por novos mercados através da saída para o Pacífico, lutar pela vinda das usinas hidrelétricas e pelo incentivo fiscal para receber as novas indústrias”, resumiu Miguel de Souza.
Miguel também enalteceu atuação do atual presidente, Denis Baú, em continuar a defesa pela busca de novos mercados e da integração, não só com a America Latina, mas com o resto do mundo. “É preciso continuar nessa luta e um exemplo é a nossa história de perseguir por 20 anos essa integração com os países andinos. Com a estrada física que nos liga ao Pacífico pronta, com a hidrovia do Madeira, com os investimentos no novo porto e com essa posição geográfica estratégica que nos coloca no meio da América Latina, aliada as condicionantes de energia e incentivo fiscal, devemos consolidar essa nova rota comercial e trazer novas indústrias para Rondônia. Por isso é importante atuação firme da Fiero em continuar nessa luta mantendo sua condição de indutora de novas propostas para o desenvolvimento do estado de Rondônia”, finalizou o ex-presidente da Fiero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário