A importante feira internacional que tem o objetivo de estimular as relações bilaterais de investimento, comércio, cultura, turismo e gastronomia entre o Brasil e o Peru - a Expo Peru - acontece no próximo ano em Rondônia. A confirmação foi feita diretamente pelo embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona, para o presidente regional do PR/RO Miguel de Souza, durante uma visita de cortesia ao novo embaixador peruano em Brasília.
Segundo o Bayona, a feira será realizada no primeiro semestre de 2012 e terá o papel fundamental de estreitar as relações comerciais, turísticas e culturais entre os estados da região Norte e aquele país, uma vez que o setor produtivo local e a população em geral poderá conhecer de perto todas as potencialidades do Peru e a sua rica cultura histórica. A feira também deve atrair para Rondônia grandes investidores do país a exemplo dos grandes grupos que patrocinaram a última edição da Expo Peru realizada em São Paulo.
De acordo com Miguel de Souza, a condição estratégica de Rondônia - que está ligado aos dois países através da recém inaugurada estrada Interoceânica - e também pelas potencialidades do Estado salientadas por ele durante a visita, são os principais motivos para trazer a feira para a região. “Desta forma estimular e tornar realidade essa integração que já existe fisicamente, falta apenas mais atuação do setor produtivo, com o devido apoio dos nossos governantes, para que se possa usufruir desse potencial mercado”.
Ele ainda lembra que o intercâmbio deve ser uma via de mão dupla, pois tanto pode-se importar produtos de qualidade a preços bem mais baratos como exportar o excedente da produção regional e fortalecer a economia de Rondônia, em especial de Porto Velho.
Por possuir tratados de livre comércio com os grandes mercados consumidores da China, Japão, Estados Unidos e tantos outros países, o Peru tem interesse em estimular essa integração com o Brasil, em especial com os estados produtores do oeste brasileiro, pois além de abastecer o seu mercado interno, tem a vantagem de ter os portos “de cara para a Ásia e a América do Norte” encurtando o caminho mais utilizado hoje que é feito pelo oceano Atlântico.
Ainda segundo Miguel de Souza, “essa é a grande alternativa para Rondônia conseguir sua independência do sul e sudeste brasileiro e promover realmente o desenvolvimento da região com reais possibilidades e exportar para os países andinos com projeção para chegar ao grande mercado consumidor do mundo: a Ásia. Basta saber planejar e aproveitar ao máximo essa grande oportunidade. Uma integração comercial com o Peru abre as portas para a agroindustrialização, com garantias de emprego e renda permanente para a população”.
Por conhecer as potencialidades do Peru - pois já foi cônsul honorário daquele país -, ser um grande visionário que defende há mais de 20 anos a ligação com os países andinos através da Saída para o Pacífico, Miguel de Souza se colocou à disposição da embaixada peruana na realização da Expo Peru 2012 para tornar a feira um marco na concretização de mais essa importante etapa da integração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário