segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
INTEGRAÇÃO – Expo Peru acontece em RO no próximo ano, afirma embaixador a Miguel de Souza
Segundo o Bayona, a feira será realizada no primeiro semestre de 2012 e terá o papel fundamental de estreitar as relações comerciais, turísticas e culturais entre os estados da região Norte e aquele país, uma vez que o setor produtivo local e a população em geral poderá conhecer de perto todas as potencialidades do Peru e a sua rica cultura histórica. A feira também deve atrair para Rondônia grandes investidores do país a exemplo dos grandes grupos que patrocinaram a última edição da Expo Peru realizada em São Paulo.
De acordo com Miguel de Souza, a condição estratégica de Rondônia - que está ligado aos dois países através da recém inaugurada estrada Interoceânica - e também pelas potencialidades do Estado salientadas por ele durante a visita, são os principais motivos para trazer a feira para a região. “Desta forma estimular e tornar realidade essa integração que já existe fisicamente, falta apenas mais atuação do setor produtivo, com o devido apoio dos nossos governantes, para que se possa usufruir desse potencial mercado”.
Ele ainda lembra que o intercâmbio deve ser uma via de mão dupla, pois tanto pode-se importar produtos de qualidade a preços bem mais baratos como exportar o excedente da produção regional e fortalecer a economia de Rondônia, em especial de Porto Velho.
Por possuir tratados de livre comércio com os grandes mercados consumidores da China, Japão, Estados Unidos e tantos outros países, o Peru tem interesse em estimular essa integração com o Brasil, em especial com os estados produtores do oeste brasileiro, pois além de abastecer o seu mercado interno, tem a vantagem de ter os portos “de cara para a Ásia e a América do Norte” encurtando o caminho mais utilizado hoje que é feito pelo oceano Atlântico.
Ainda segundo Miguel de Souza, “essa é a grande alternativa para Rondônia conseguir sua independência do sul e sudeste brasileiro e promover realmente o desenvolvimento da região com reais possibilidades e exportar para os países andinos com projeção para chegar ao grande mercado consumidor do mundo: a Ásia. Basta saber planejar e aproveitar ao máximo essa grande oportunidade. Uma integração comercial com o Peru abre as portas para a agroindustrialização, com garantias de emprego e renda permanente para a população”.
Por conhecer as potencialidades do Peru - pois já foi cônsul honorário daquele país -, ser um grande visionário que defende há mais de 20 anos a ligação com os países andinos através da Saída para o Pacífico, Miguel de Souza se colocou à disposição da embaixada peruana na realização da Expo Peru 2012 para tornar a feira um marco na concretização de mais essa importante etapa da integração.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Miguel de Souza é homenageado em livro que conta a saga da indústria de Rondônia
Bastante emocionado, o engenheiro Miguel de Souza, que foi presidente da Fiero de 1990 a 1998, recordou a luta dos fundadores e todas as dificuldades enfrentadas pela entidade no início dos anos 90. “Lembro que quando eu sentei na cadeira de presidente, caiu a ficha e fiz a seguinte pergunta: cadê as industrias? Naquela época só tínhamos em grande expressão a indústria madeireira. Foi então que começamos a defender nossas bandeira na busca por novos mercados através da saída para o Pacífico, lutar pela vinda das usinas hidrelétricas e pelo incentivo fiscal para receber as novas indústrias”, resumiu Miguel de Souza.
Miguel também enalteceu atuação do atual presidente, Denis Baú, em continuar a defesa pela busca de novos mercados e da integração, não só com a America Latina, mas com o resto do mundo. “É preciso continuar nessa luta e um exemplo é a nossa história de perseguir por 20 anos essa integração com os países andinos. Com a estrada física que nos liga ao Pacífico pronta, com a hidrovia do Madeira, com os investimentos no novo porto e com essa posição geográfica estratégica que nos coloca no meio da América Latina, aliada as condicionantes de energia e incentivo fiscal, devemos consolidar essa nova rota comercial e trazer novas indústrias para Rondônia. Por isso é importante atuação firme da Fiero em continuar nessa luta mantendo sua condição de indutora de novas propostas para o desenvolvimento do estado de Rondônia”, finalizou o ex-presidente da Fiero.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Miguel de Souza reúne pré-candidatos do PR em Mirante da Serra
“Vamos reforçar o apoio ao nosso pré-candidato que têm reais chances de vencer essa disputa, se levar a candidatura adiante. Sob a coordenação do Samuel, estarão no encontro várias lideranças partidárias para costurar nossas alianças rumo as eleições de 2012 naquele município”, explicou Miguel de Souza.
Esta será a segunda vez que a executiva estadual do PR participa de encontros no município de Mirante da Serra neste ano. Nesse encontro de sábado, além de discutir as questões relativas a alianças, os republicanos também vão colocar em pauta os problemas enfrentados pelo município. “Temos adotado com prática levantar sempre os problemas das cidades para que os nossos pré-candidatos demonstrem o conhecimento que têm de seus municípios e as alternativas para soluções”, explicou Miguel de Souza.
Também estão confirmadas as lideranças do município vizinho de Nova União, que tem o prefeito Luis Gomes e vice-presidente regional do PR, como grande liderança regional e que tem dado apoio incondicional a proposta de Samuel Marques de disputar a prefeitura.