quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vice deve ter vasto conhecimento e experiência política, afirma Miguel de Souza em rede estadual

Durante entrevista Miguel anuncia mega carreata que acontece no sábado nas principais ruas da capital

O candidato a vice nos cargos majoritários, jamais deve ser considerado apenas como um “mero nome”. Ele deve ter preparo técnico, experiência na gestão pública, vasto conhecimento da máquina administrativa e capacidade para assessorar e até substituir o candidato majoritário em várias situações. Foi esse o tom de abertura da entrevista na Rádio Rondônia FM, concedida pelo candidato a vice-governador Miguel de Souza (PR), da chapa de Expedito Júnior, durante o programa “A Hora do Povo” comandado por Maurício Calixto, nesta terça-feira (27).


Falando sobre suas impressões de Rondônia para os próximos anos após o pleno funcionamento das hidrelétricas e da inauguração da estrada do Pacífico Miguel salienta que “só com governantes preparados, com visão, habilidade, articulação política e que saibam realizar os sonhos da população é que Rondônia pode entrar num processo de desenvolvimento vertiginoso com a implantação do processo de agroindustrialização. Chega de passarmos por ciclos de crescimento, precisamos é garantir desenvolvimento sustentável e melhores dias para o povo de Rondônia”, falou confiante Miguel de Souza.


O candidato a vice-governador da coligação “Unidos para Avançar”, falou emocionado que o estado de Rondônia merece estar num patamar melhor e reconhecido nacionalmente. “Sou um realizador de sonhos, e a estrada para o pacífico é o maior exemplo disso. Por isso me coloquei nessa candidatura junto com Expedito Júnior por acreditar que posso contribuir bastante para levar dias melhores a nossa população”.


A garra, determinação e coragem de Expedito Júnior em aguentar firme a campanha eleitoral mesmo diante das dificuldades e da grande fábrica de boataria que espalha pelo estado que ele teria desistido de sua campanha, foi enfatizada por Miguel. “Mesmo com essa campanha negativa, o povo continua aderindo ao nosso nome, recebe nossas propostas com carinho e por onde passamos vemos como é grande a manifestação espontânea de pessoas que acreditam na vitória de Expedito”, salientou Miguel ao explicar que nestes últimos dias de campanha Expedito percorre até cinco municípios por dia em carreatas e comícios, enquanto Miguel faz caminhadas nas ruas dos bairros de Porto Velho.


Período de campanha encerra com grande carreata


Miguel aproveitou para comunicar aos ouvintes da Rádio Rondônia que no sábado, Expedito Júnior fecha esse período de campanha com uma grande carreta pelas principais ruas da cidade. “Assim como foi a nossa carreata do sábado passado, faremos novamente uma grande mobilização e destaco: são pessoas que vão de forma voluntária e que juntos conosco buscam o voto para chegarmos a vitória!”.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Miguel de Souza reforça propostas de governo no encontro da Justiça e Paz

O candidato falou de segurança, educação, saúde e demais propostas para melhorar a qualidade de vida da população

Soluções para a migração populacional, saneamento básico, segurança pública, saúde e educação foram os temas centrais de encontro com a comunidade promovido pela Comissão Justiça e Paz da Zona Leste de Porto Velho “Margarida Alves”, na noite de segunda-feira (27). O candidato a vice-governador Miguel de Souza (PR), representou o candidato a governador da chapa Expedito Júnior (PSDB), e falou das principais propostas dos candidatos com foco especial para os reflexos à população da zona leste. A zona leste é a região mais populosa da capital e concentra mais de 20 bairros, além de juntar-se com a região chacareira.
Logo na questão da segurança, o candidato da coligação “Unidos para Avançar”, ressaltou que a melhor proposta para a comunidade é o fortalecimento da Polícia Comunitária. “Expedito buscou o modelo implantado com sucesso no estado de Ceará e que comprovadamente reduziu drasticamente os índices de violência urbana. Ao colocarmos o policial junto com a comunidade em unidades implantadas em todos os bairros, vamos garantir a segurança que a população da zona leste tanto necessita, além de iniciar um novo processo de aproximação do policial com a comunidade”, destacou Miguel.
A educação e industrialização dentro dos presídios também foi citada como uma das melhores alternativas para realmente dar início ao processo de ressocialização dos detentos. Miguel também falou do projeto piloto de implantar escolas em tempo integral, começando com a zona leste, além do programa “Comunidade na Escola”, que pretende abrir as escolas no final de semana proporcionando opções de lazer, entretenimento e identificação de novos talentos através da prática de esportes. A intensificação das parcerias com o Proerd, que tem o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os riscos de se envolver com as drogas, foi citado pelo candidato.
Como proposta que engloba melhores dias para a população de todo o estado, principalmente das regiões mais populosas, Miguel de Souza destacou o compromisso de agroindustrializar o estado em função de sua posição estratégica, com a saída para o Pacífico e o Caribe. Falou do empenho do governo dele e de Expedito Júnior em incentivar a construção das eclusas do Madeira que aliado às saídas por estradas vão fortalecer a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), e do porto seco para estimular e facilitar o processo de importação e exportação. “Vamos lutar pelas eclusas do Madeira e as novas hidrelétricas em Guajará-Mirim e ter uma melhor compensação até pela experiência que já tivemos com Jirau e Santo Antônio”.
A saúde na região rebeirinha também foi cobrada pela população, e Miguel de Souza fez questão de ler item do plano de governo em que eles se comprometem a apoiar e fortalecer o Programa de Saúde itinerante a fim de atender a população ribeirinha, indígena e quilombola. Além das já amplamente citadas propostas de Expedito de regionalizar a saúde para desafogar o atendimento do Hosputal de Base e João Paulo II e da implantação do Fale Saúde 24 horas.

Para resolver os problemas que engessam a máquina pública, Miguel de Souza defendeu a informatização na gestão pública, tornando o governo transparente reduzindo as possibilidades de prática de corrupção no setor público, além de qualificação dos serviços ofertado a população. “Queremos planejar o estado e realmente fazer com que ele se desenvolva de forma sustentável”, finalizou Miguel de Souza em suas considerações finais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Miguel comanda carvana do 45 no Areal, Cai N'água e Aponiã


A população mostrou adesão ao 45 e que acredita em Expedito Júnior como melhor governador

A coragem e determinação de Expedito Júnior, candidato ao governo pela coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB), em superar todas as adversidades da campanha rumo ao palácio Getúlio Vargas, conquistam a cada dia mais eleitores. É o caso da comerciante Maria do Rosário Costa dos Santos, que manifestou seu voto e de toda a sua família em Expedito Júnior, durante a visita do candidato a vice-governador, Miguel de Souza nos estabelecimentos comerciais e na feira da região do Cai N’Água na manhã do domingo (26).
“Eu e minha família votamos nele porque apresentou as melhores propostas, transmite confiança e também porque provou que não é homem de abaixar a cabeça. Gosto de pessoas que lutam e o Expedito mostrou que tem muita força, coragem, segurança e nós precisamos de governantes assim como ele”, falou Maria do Rosário ao afirmar que conheceu as propostas e a postura de Expedito Júnior durante os programas eleitorais de televisão. Já Miguel de Souza, é conhecido de Maria do Rosário desde que foi deputado federal. Para ela, os dois formam uma boa dupla para governador o estado.
A funcionária pública Maria Elza Oliveira Gomes, moradora do Areal, foi receber Miguel de Souza na porta de sua casa e saiu assim que ouviu a música do “SIM” da campanha do 45. “Voto no Expedito porque confio nele e a exemplo do que ele já mostrou sendo o melhor senador que Rondônia já teve, será também o melhor governador da história de Rondônia”. Da mesma opinião é o comerciante Adalto Nascimento do Vale. Ele fez questão de mostrar a “colinha” que vai levar no próximo domingo na hora de votar. “Pode ver, aqui já está marcado 45 para governador. Conheço o trabalho do Expedito, já recebi o seu plano de governo na minha casa e acredito que ele será o melhor para Rondônia, nos garantindo melhorias na Segurança, Saúde, Educação”, falou confiante.
As caminhadas da caravana do 45 comandadas por Miguel de Souza continuaram na manhã desta segunda(27) no bairro Aponiã. Mais uma vez, o candidato a vice-governador saiu satisfeito com a grande receptividade da população que recebeu com carinho mais essa caminhada da caravana do 45. As pessoas vinham às portas para manifestar seu apoio a candidatura dele e de Expedito Júnior e a maioria foi adiante ao afirmar que esta já era uma campanha vitoriosa!
“Nesse corpo-a-corpo observamos como nossa candidatura é bem recebida pela população, por isso vamos continuar com essas ações que levam mensagens ao maior número de eleitores. Nestes últimos dias de campanha, vou comandar várias caminhadas nos bairros da capital, enquanto Expedito faz carreatas em vários municípios do interior”.




quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Miguel de Souza faz mega caminhada na zona sul de Porto Velho

Enquanto Expedito faz campanha no interior, seu candidato a vice agita a zona sul da capital na busca dos votos do maior colégio eleitoral de RO

Plano de governo na mão, pé no chão, bandeiras agitadas e muito gás. Assim foi a grande caminhada realizada na manhã desta quinta-feira (23), nas ruas Jatuarana e Tancredo Neves na zona sul de Porto Velho pelo candidato a vice-governador de Rondônia Miguel de Souza, da coligação “Unidos para Avançar”, que tem Expedito Júnior candidato a governador. Acompanhado do candidato a deputado federal da coligação João do Vale, Miguel fez corpo-a-corpo com a população da zona sul que vinha às portas das casas e comércios para cumprimentá-los, pegar santinhos e o plano de governo.

Mais uma vez ficou comprovado que o grande diferencial de Expedito Júnior e Miguel de Souza nos encontros com o povo é o plano de governo, entregue pelas mãos do candidato a vice-governador a todos que vinham ao seu encontro. “Pra mim mostra compromisso e respeito. Com certeza eu e minha família vamos conhecer as propostas dos candidatos”, afirmou a cozinheira Valcilene Pereira Costa Pires.

Miguel comprovou que possui a mesma disposição de Expedito Júnior no corpo-a-corpo, pois foram cerca de 5km percorridos a pé sob um forte calor. “Os abraços e apertos de mão que recebemos nos dão a energia necessária para que tenhamos toda essa disposição e nem perceber as grandes distâncias que percorremos ou o forte calor”, justificou Miguel de Souza.

Única chapa composta por candidato da capital

As mega caminhadas nas ruas mais movimentadas e populosas de Porto Velho servem para massificar junto a população que Miguel de Souza é da capital e faz parte da única chapa ao governo composta por um candidato de Porto Velho. Portanto comprometida com o desenvolvimento e promoção da qualidade de vida de sua população.



“Expedito sempre fala que vai governar olhando por Porto Velho, prova disso é que sempre defendeu que seu vice tinha que ser da capital. As demais são compostas exclusivamente por pessoas do interior. Essa é hora de mudar e do povo da capital mostrar sua força ajudando a eleger um governo comprometido e com propostas reais que vão garantir melhoria na sua qualidade de vida”, resumiu Miguel de Souza.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Miguel de Souza defende modernização na gestão pública para atendimento eficaz a população


Para oferecer serviço público de qualidade e implantar metas é preciso acabar com a morosidade e implantar novas tecnologias na gestão pública


A declaração foi feita pelo candidato a vice-governador, Miguel de Souza (PR), da chapa de Expedito Júnior (PSDB), durante sessão solene na Grande Oriente do Brasil – Potência Maçônica no Estado, no último sábado (18), quando da apresentação das principais propostas de governo para o próximo quadriênio, sendo eleitos. Miguel explicou que o plano de governo de Expedito Júnior está baseado em três grandes eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento social e Desenvolvimento Econômico Sustentável.


O candidato a vice-governador da coligação “Unidos para Avançar”, afirmou com segurança que para se obter ações eficientes e eficazes, primeiro a ”Casa” será organizada através da modernização da gestão pública ao incorporar novas tecnologias; modernização dos prédios públicos que devem ser adequados a nova realidade social, a exemplo do acessos para deficientes; capacitação dos servidores, revisão dos Planos de Carreiras, Cargos e Salários e gestão compartilhada com o povo.


“Chega de morosidade no serviço público, vivemos na era da robótica e não é admissível vivermos nesse atraso tecnológico. Somente com a modernização e a estipulação de metas podemos levar um serviço público de qualidade à população de Rondônia”, enfatizou.
Miguel de Souza falou também sobre os principais pilares e anseios da população na Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Com enfoque especial neste último item para a criação de duas grandes agências reguladoras e fomentadoras: a da Biodiversidade e de Desenvolvimento.


“Entre tantas importantes atividades, a Agência de Biodiversidade ficará responsável em fazer a 3ª aproximação prevista no nosso Zoneamento Sócio-Econômico, afim de identificar as micro-bacias promovendo programas de recuperação das matas ciliares e de piscicultura. Também propomos a realização de um grande sonho dos pequenos produtores que é a regularização das suas terras. Com o título das terras em mãos, os nossos agricultores poderão buscar financiamentos e poder investir em novas tecnologias”, destacou Miguel.


Outro importante braço para a promoção do desenvolvimento sustentável é a Agência de Desenvolvimento que ficará responsável em promover a vinda de indústrias, grandes projetos nas áreas de habitação, saneamento básico, inovação tecnológica, incentivar a construção das hidrelétricas binacionais na região do Mamoré e do gasoduto. Este último que irá promover a implantação do pólo cerâmico e energia limpa para uso veicular.


Miguel complementa ao afirma que “com a inauguração da nossa tão sonhada saída para o Pacífico, é importante fortalecer nosso pólo industrial com a implantação de um Porto Seco para facilitar todo o desembaraço nos processos de importação e exportação com os mercados dos países andinos e asiáticos. Nesse processo a criação da nossa Zona de Processamento de Exportação a exemplo do que já existe no Acre”.

Expedito Junior e Miguel de Souza garantem novo olhar por Guajará e Nova Mamoré

"Os candidatos da caravana da “Vitória do 45” foram recebidos com festa em Guajará-Mirim e foram seguidos por centenas de pessoas durante mega caminhada na principal avenida da Pérola do Mamoré"


"Chega de considerar Guajará-Mirim e Nova Mamoré como fim de linha! No meu governo vamos trazer indústrias, consolidar a Área de Livre Comércio, estimular o turismo, garantir o desenvolvimento sustentável e, quem sabe, trazer para cá a Zona de Processamento de Exportação em função da localização estratégica com a saída para o Pacífico”, falou com bastante segurança o candidato a governador de Rondônia, Expedito Júnior da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB) nos discursos inflamados durante mega comícios realizados nesses dois municípios, na noite de sábado (19).
Expedito Júnior, seu candidato a vice-governador, Miguel de Souza, e Agnaldo Muniz, candidato ao senado, chegaram no final da tarde do sábado em Guajará-Mirim e foram recepcionados por centenas de pessoas que os aguardavam com ansiedade no aeroporto. Ao entrar na cidade, Expedito Júnior, Miguel de Souza e Agnaldo Muniz, acompanhados dos candidatos a deputado federal e estadual da coligação, fizeram uma grande caminhada no centro de Guajará-Mirim e paravam nos principais cruzamentos para realizar pit-stops. Por onde passava Expedito era reconhecido e o povo confiante em sua vitória, fazia questão de lhe desejar sucesso e força para suportar todos os ataques que vem sofrendo. “É dessas manifestações que tiro a minha força”, declarou Expedito emocionado com as declarações.
Obras vão gerar cerca de R$ 80 milhões de impostos diretos aos municípios

Nos comícios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, Expedito apresentou propostas para a realização dos maiores sonhos do sofrido povo da região do Mamoré. “Desafio quem tem as melhores propostas para vocês, e nós não estamos apenas falando, temos tudo isso registrado no nosso plano de governo. Fomos os primeiros a assumir compromisso e registrar propostas para o desenvolvimento da região. Desde o início da nossa campanha, reafirmamos que nosso governo terá um olhar diferenciado para Guajará-Mirim e Nova Mamoré”, explicou Expedito.
Miguel de Souza, responsável pelos maiores investimentos estruturantes para a região quando diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, lembrou das obras da recuperação total da BR-425, da construção dos bueiros em toda a rodovia, da recuperação da avenida 15 de novembro e de tantos outros projetos que deixou encaminhados no DNIT, a exemplo da ponte binacional Brasil-Bolívia, das pontes de concreto de Araras e Ribeirão e do porto hidroviário. “Só as obras contratadas vão gerar cerca de R$ 80milhões de imposto para os cofres dos municípios da região (Nova Mamoré e Guajará Mirim), fora a arrecadação indireta em função da contratação de pessoal, o que vai garantir dinheiro circulando nos dois municípios, “isso vai dar um novo ânimo e garantia de novos investimentos para revitalizar a tão sofrida e esquecida Guajará-Mirim, bem como o município de Nova Mamoré”, falou Miguel de Souza.
Os candidatos reconhecem que muito há para fazer a exemplo da luta pela construção das hidrelétricas binacionais de Guajará-Mirim e Cachoeira Esperança. “Eu e o Miguel conseguimos a confiança de vocês porque temos história com esta população. Nós prometemos, projetamos e com muita articulação junto ao governo federal, conseguimos realizar parte dos sonhos de vocês, mas muito ainda tem que ser feito e somos as pessoas certas para realizar esses sonhos. Ao trazermos investimentos na infraestrutura, garantimos também a esperança de dias melhores, com acesso a atendimento médico de qualidade, opções de lazer e entretenimento, geração de emprego e renda e valorização cultural”, destacou Expedito.
Regionalização da Saúde agrada Nova Mamoré
Para o candidato a deputado estadual do PSDB, Laerte Gomes, as realizações de Expedito Júnior e Miguel de Souza para a região dão a credibilidade junto ao povo de que suas propostas serão concretizadas e que Nova Mamoré e Guajará Mirim viverão um novo tempo. “Para nós o maior sofrimento é a falta de acesso a atendimento especializado na Saúde. A proposta da regionalização da saúde, com a promessa de trazer para Guajára-Mirim a alta e média complexidade, já será para nós uma considerável melhora em nossa qualidade de vida”, falou confiante o candidato que luta ao lado de Expedito Júnior, diariamente para garantir a vitória. No dia seguinte, Expedito Júnior e Miguel de Souza fizeram uma visita ao distrito do Yata onde prestigiaram o festival de praia da belíssima região.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Miguel de Souza lamenta o falecimento da jornalista Fátima Alves

Foi com profunda tristeza que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento da jornalista, nossa amiga e conterrânea Maria de Fátima Alves, a “Fatinha” como carinhosamente todos a chamavam. Companheira, guerreira, alegre, sempre simpática com todos e fiel a seus ideais. Fatinha marcou sua passagem em todos os locais que trabalhou mostrando competência e comprometimento ímpar ao abraçar com orgulho sua profissão no jornalismo em Rondônia. Tive o grande prazer de tê-la como assessora por vários anos na Fiero. Fatinha também assessorou minha esposa na Secretaria de Ação Social. Por tantos bons anos de convivência, jamais esqueceremos de pessoa tão nobre. Que Deus te receba de braços abertos e dê forças a seus familiares e amigos que sofrem com a tua partida.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Miguel faz corpo-a-corpo em municípios do interior

O candidato a vice esteve em Nova União, Mirante, Theobroma e Vale do Anari apresentando propostas


Acompanhado do coordenador regional Luiz Gomes , responsável pela campanha na grande Ouro Preto D’Oeste, o candidato a vice-governador de Rondônia Miguel de Souza (PR), da chapa de Expedito Júnior (PSDB), realizou visitas no interior do estado ao lado dos candidatos a deputados estadual e federal do PR. Na terça-feira (14), Miguel de Souza visitou os municípios de Mirante da Serra e Nova União. Nesta quarta-feira (15) fez várias visitas nos municípios de Theobroma e Vale do Anari.

Em Mirante da Serra e Nova União, o candidato a vice da coligação “Unidos para Avançar”, caminhou com os candidatos Professor Álvaro, que concorre a uma vaga de deputado estadual, e do candidato Samuel Marques, que disputa uma cadeira na Câmara Federal, nas principais ruas e comércios dos dois municípios.


Miguel resume que as caminhadas e a receptividade de Expedito Júnior foram muito boas nesses municípios e que certamente a vitória nessas localidades está garantida. “Ao acompanhar nossos candidatos, fortalecemos a campanha deles, pois isso demonstra sincronia entre a proporcional e a majoritária, e claro aproveitamos para multiplicar o pedido de votos para Expedito Júnior”, explica Miguel.


Em Theobroma e Vale do Anari, Miguel de Souza esteve ao lado da candidata a deputada estadual Stella Mari, uma das candidatas fortes da região de Ouro Preto e Jaru. Por onde passou, Miguel de Souza, coordenador e candidatos distribuíram o plano de governo que foi muito bem aceito por toda a população.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Em Espigão, Miguel de Souza defende políticas para incrementar setor madeireiro.


O segmento ainda é o que mais emprega e mais paga impostos na maioria dos municípios de Rondônia, portanto merece atenção especial dos governantes

O segmento madeireiro já foi a principal economia do município de Espigão D’Oeste e responsável pelo desenvolvimento do comércio da região. O setor ainda é forte na cidade e conta atualmente com mais de 40 empresas no ramo, mesmo assim, os empresários do segmento madeireiro reconhecem as grandes dificuldades pelas quais passam para continuar “sobrevivendo e mantendo os empregos”. Questionado por vários empresários e também nas entrevistas concedidas nas rádios do município na última sexta-feira (10), Miguel de Souza (PR), candidato a vice-governador na chapa de Expedito Júnior (PSDB), afirmou que sendo eleitos, ele e Expedito pretendem criar políticas públicas para garantir a manutenção e incremento desta área.
“O setor madeireiro ainda é o setor que mais gera empregos e mais paga impostos em vários municípios do nosso estado, portanto, precisam de atenção especial dos governantes. Por isso, entre as nossas propostas, vamos estimular o setor através de crédito fácil para o reflorestamento, bem como aumentar as parcerias com órgãos como a Embrapa para implantar a política de integração Lavoura-pecuária-floresta com o objetivo de recuperar áreas degradadas”, falou Miguel de Souza em várias reuniões no município.
O candidato a vice-governador da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB), destaca que é perfeitamente possível alcançar o desenvolvimento sustentável e incentivar o setor madeireiro, garantindo a manutenção das empresas e a geração de mais emprego e renda à população. Para isto, é que no plano de governo dos candidatos, está se propondo a criação da Agência Estadual da Biodiversidade, ficando esta agência responsável em buscar soluções e fomento para o desenvolvimento e regularização dos setores primários da economia de Rondônia, a começar pela regularização das terras e melhor detalhamento do Zoneamento Sócio-Econômico do Estado. Miguel de Souza aproveitou a visita em Espigão para fazer algumas caminhadas no comércio acompanhado dos coordenadores da região, distribuir o plano de governo à população e fazer reunião com os multiplicadores no comitê local. Miguel também anunciou um grande comício da Cavarana da Vitória do 45 marcado para acontecer na cidade no próximo dia 18 (sábado).

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Agroindustrialização de Rondônia é meta do governo Expedito, afirma Miguel de Souza em entrevista



Com a inauguração da Estrada do Pacífico, Rondônia precisa entrar num processo de desenvolvimento sustentável e o plano de governo de Expedito Júnior tem propostas concretas



O estado de Rondônia precisa de um governador e um vice-governador que juntos tenham habilidades política e técnica para aproveitar o grande momento de Rondônia, a partir do próximo ano, em função da abertura da estrada que vai ligar o Estado aos mercados consumidores Andinos e da China. “Chega de passarmos por ciclos de desenvolvimento, a exemplo da borracha, do ouro e agora com a vinda das usinas do Madeira. Precisamos garantir o desenvolvimento sustentável de Rondônia e dar início ao grande projeto de agroindustrialização do nosso Estado, principalmente em função do pós-usinas”. Quem afirma é o candidato a vice-governador de Rondônia, Miguel de Souza, da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB), que tem como candidato a governador Expedito Júnior.
Esse alerta do candidato a vice-governador Miguel de Souza foi feito ao vivo na Rádio FM do Povo, em Jaru, com transmissão para mais de 20 municípios, na tarde desta quinta-feira (09). Miguel foi lembrou que desde que começou a defender essa estrada, há quase 20 anos quando assumiu a presidência da Fiero, foi considerado um louco. Poucos concordaram com o seu pensamento de que somente com novos mercados consumidores, Rondônia poderia entrar num processo de desenvolvimento.
Por isso Miguel destacou que especificamente para dar início a esse projeto da agroindustrialização o plano de governo de Expedito Júnior propõe a criação da Agencia da Biodiversidade, responsável formular e executar políticas públicas focadas no ordenamento, uso e regularização territorial. Desta forma, será possível fazer a tão sonhada regularização das terras para que os agricultores possam fazer financiamentos e investir na tecnificação e mecanização da sua produção. “Para oportunizar a produção eficiente, vamos fazer parcerias com a Embrapa e fortalecer a Emater para que o homem do campo tenha acesso a novos conhecimentos e novas tecnologias, desta forma terá o aumento da produção, sem aumentar a área devastada da floresta”.
Miguel destaca que com somente com essas ações é possível aumentar a produção do estado e ter quantidade para exportar aos países vizinhos. “Ficaremos somente a 1200 km de um mercado consumidor de mais de 20 Rondônias. Só o Peru tem quase 30 milhões de habitantes. Com esse novo mercado nosso pecuarista não vai mais precisar vender a arroba do boi mais barata que os demais estados. Assim também será com o nosso café e tantos outros produtos primários. Poderemos vender a preços mais vantajosos e essa diferença ficará no bolso do nosso produtor que poderá investir no seu conforto e na qualidade de vida da sua família”, salientou.
Fechando este ciclo, Miguel também defende a implantação de novas indústrias para aproveitar toda a nossa matéria prima e exportar produtos beneficiados. “Somente com indústrias novas poderemos gerar emprego novo e garantir o nosso desenvolvimento sustentável. Precisamos garantir emprego a milhares de jovens que a cada ano estão prontos para o mercado de trabalho, absorver a mão-de-obra que virá com o fim das obras das usinas, que trará um grande número de mulheres e homens que precisam continuar mantendo suas famílias. Somente com um governo sério, comprometido e planejado pensando na população (fala segurando o plano de governo), é que podemos ter a esperança de dias melhores”.
Miguel também expôs as principais propostas de governo constantes do “Melhor Plano de Governo da História de Rondônia”, que sempre carrega no bolso assinado por Expedito Júnior, nas áreas da educação, saúde, segurança pública, mas com foco principal no setor produtivo, área que conhece muito bem em função de toda a sua experiência acumulada na vida pública.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Jovens pedem a Miguel de Souza investimentos na Cultura e Esportes da capital

Aproveitando a presença do candidato em comício no conjunto Rio Candeias, um grupo de jovens fala sobre as necessidades do bairro



A falta de infra-estrutura nas praças tais como banheiro público, telas de proteção nos campos e falta de árvores, foi reclamado pela jovem Valéria Lima, de 20 anos, ao candidato a vice-governador pela coligação “Unida para Avançar”, Miguel de Souza. A reclamação da estudante aconteceu quando o candidato esteve no conjunto Rio Candeias, na noite de terça-feira (07), para a realização de grande comício da Caravana da Vitória do 45.
Valéria aproveitou o momento em que Miguel de Souza cumprimentava o público e chamou sua atenção, sensibilizando-o, ao falar da falta de opção de lazer aos jovens e moradores da região. Como exemplo citou a praça do bairro que oferece pouca estrutura de lazer e segurança. “Não podemos vir na praça à tarde, pois não há árvores para fazer sombra. Se estamos aqui à noite, não temos banheiro para utilizar e a turma que usa a quadra corre o risco de sofrer um acidente, pois ela não tem telas de proteção o que faz com que as crianças constantemente saiam correndo no meio da rua para pegas a bola”, observou a jovem.
Miguel aproveitou e entregou o caderninho de governo para os jovens, convidou-os a subir ao palanque do comício e destacou em sua fala que entre as propostas dele e de Expedito Júnior, candidato a governador é investir na área social garantindo espaços culturais de excelência e de prática de esportes. “Expedito, o pedido desses jovens reflete nosso compromisso com a capital que é de identificar as carências da prefeitura e ajudar a tornar nossa cidade um lugar melhor para se viver”, destacou.
Valéria, que pretende fazer o ensino superior em nutrição, falou de sua satisfação ao conhecer a proposta dos candidatos ao governo em propor o Fies Estadual e da promessa de industrializar a capital. “Com capacitação já é difícil conseguir um bom emprego, imagina sem o diploma”, fala a jovem. Quanto às novas oportunidades de emprego com a geração de novas indústrias e novas obras em Rondônia Valéria destaca: “hoje está sobrando, mas daqui a dois anos como ficará essa questão quando as pessoas perderem seus empregos. Nós jovens ficamos felizes em saber dessa preocupação de Expedito Júnior e Miguel de Souza”.
“A opinião desses jovens se resumo nas principais preocupações de toda a sociedade. Como ouvimos os segmentos antes de apresentar nosso plano de governo, os anseios da população são contemplados no nosso projeto. Fico feliz em saber que nossas propostas agradam a juventude, que representa o futuro do nosso estado”, falou Miguel de Souza.




segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Expedito e Miguel firmam compromisso com Rondônia ao registrar plano de governo em cartório

O registro é uma prova do respeito a todas as mulheres, homens, crianças, jovens e idosos do estado de Rondônia



Para garantir e confirmar a toda a população do estado que vai fazer um governo sério, democrático e comprometido com a melhoria e o bem estar social, o candidato ao governo do estado de Rondônia pela coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTdoB, PRB e PTC) inovou mais uma vez ao ser o primeiro candidato que registra o seu plano de governo em cartório. O documento foi registrado na tarde desta segunda-feira (06), no cartório Assis Barros, localizado no prédio Centro Empresarial em Porto Velho.

“As palavras somem com o tempo, mas o que fica escrito o tempo não apaga. Ao registrar nosso plano de governo confirmamos nosso compromisso de fazer um governo sério, que vai pensar em todas as mulheres, homens, crianças, jovens e idosos do nosso estado. É um plano elaborado com a efetiva participação da sociedade, que contempla todas as áreas sociais e por isso estamos aqui, para garantir ao povo do nosso estado que tudo que está escrito neste documento (aponta para o caderno de governo) é possível de ser executado”, explica Expedito.


Acompanhado do seu candidato a vice-governador, Miguel de Souza, e de uma comitiva composta dos candidatos a deputado federal Miguel Queiróz e Silvana Davis, da presidente do PSDB Mulher, Dalva Maria Lopes, de sua assessoria jurídica e demais coordenadores da campanha, Expedito se emocionou ao ver a registradora do cartório, Maria Auxiliadora, chancelar página por página a proposta de governo. “Esse documento representa a esperança de dias melhores para Porto Velho e os demais 51 municípios de Rondônia. É o plano do futuro governador de Rondônia que pretende governar para o povo e junto com o povo”.


Plano de Governo começa a ser entregue nas casas pelos Correios


Ao comentar o registro, Miguel de Souza reforça com um alerta a sociedade: “vocês que já começaram a receber o plano de governo em suas casas, guardem por favor, pois ele é o grande instrumento que vocês terão em mãos para cobrar do futuro governador de Rondônia. Essa é mais uma demonstração que Expedito tem um compromisso sério de governar junto com a sociedade para cada cidadão e cidadã deste estado”.

Nesta semana a coordenação da campanha já começou a enviar, pelo correio, 100 mil exemplares das cartilhas para todo o estado, sendo 60 mil para a capital e 40 mil para o interior. O documento também está disponível na internet na página de Expedito Júnior, através do endereço eletrônico http://www.expeditojunior.com.br/. No site, o internauta pode visualizar a cartilha e baixar o documento para impressão e guardar.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Miguel de Souza defende gasoduto para implantar novas indústrias em RO


Para firmar compromisso com a sociedade, os candidatos Expedito Júnior e Miguel de Souza incluíram no plano de governo a busca pela construção do gasoduto Urucu-Porto Velho


“As hidrelétricas do Madeira um dia foram consideradas impossíveis, hoje já são uma realidade. Agora chega a vez de lutarmos pela construção do gasoduto Urucu-Porto Velho para a implantação de um forte pólo cerâmico no estado, além de diminuir a emissão de poluentes para a geração de energia pelas termelétricas”, tem defendido o candidato a vice-governador da chapa de Expedito Júnior, Miguel de Souza em todas as reuniões em que participa. A última declaração na defesa do gasoduto aconteceu na noite de quinta-feira(02) durante a Semana de Política e Cidadania promovida pela Grande Loja Maçônica de Rondônia.


O gás natural proveniente da bacia do Solimões vai incrementar o pólo cerâmico que precisa desse tipo de energia para ser mais eficiente e rentável, estimular a implantação de novas indústrias como as de vidros e cristais, e pode substituir a gasolina, o gás de cozinha, mas principalmente o óleo diesel utilizado pelas termelétricas, o que vai garantir mais preservação ao meio ambiente.

A proposta de buscar a implantação do gasoduto tornou-se inclusive compromisso e uma das grandes bandeiras dos candidatos ao governo da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB), e consta no plano de governo que vem sendo distribuído para a sociedade rondoniense.


“Para nós nada pode ser considerado impossível, com boas articulações já comprovadas por mim e pelo Expedito em Brasília, aliado a um excelente corpo técnico que será valorizado no nosso governo, saberemos defender esta bandeira e tornar mais esse sonho uma realidade para o povo de Rondônia”, defende Miguel de Souza.


Gasoduto Urucu-Porto Velho


O gasoduto permitirá a chegada de gás natural a Porto Velho e diminuirá as emissões de poluentes na geração de energia elétrica. O duto terá 523 km ligando a bacia petrolífera de Urucu, no interior do Amazonas, a capital rondoniense. Além disso, o empreendimento representa uma alternativa importante para indústria na região.

Ações no Social são destaques de Expedito e Miguel na Semana da Política e Cidadania da Glomaron


A entrega do plano de governo aos maçons e a participação ativa do vice durante a explanação das propostas foi o grande diferencial da noite de Expedito na Grande Loja


“Mais que um ato de cidadania, uma atitude que demonstra respeito à população e preocupação com os rumos que o futuro governante pretende adotar para o estado”, assim resume o candidato ao governo de Rondônia Expedito Júnior da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTdoB, PTC e PRB) sobre sua participação na Semana da Política e Cidadania promovida pela Grande Loja Maçônica de Rondônia, na noite da última quinta-feira (02). A Glomaron abriu as portas do seu Palácio Maçônico esta semana para conhecer as propostas de todos os postulantes ao Executivo Estadual.

Expedito Júnior contou com a participação do seu candidato a vice-governador, Miguel de Souza, durante a sua explanação das propostas de governo. Mostrando total sincronismo, os dois candidatos revezaram a apresentação citando as grandes mudanças que pretendem fazer, a partir de 1º de janeiro, no estado de Rondônia, principalmente na área social, com o foco centrado na Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento. O candidato ao Senado, Agnaldo Muniz também acompanhou os candidatos ao governo durante toda a apresentação.

“Temos uma preocupação muito grande com Porto Velho, pois em função da vinda das usinas e do aumento populacional, o setor que mais sentiu foi a Saúde, desta forma propomos a regionalização da saúde para levar a média e alta complexidade para o interior. Desta forma, além de levar dignidade à população do interior que vê nas ambulâncias a sua salvação para chegar ao atendimento especializado, garantimos um atendimento qualificado e centrado para a população de Porto Velho”, enfatizou Expedito. Questionado sobre os recursos para colocar a regionalização em prática, Expedito destacou as parcerias com as prefeituras e garantiu que por onde passa percebe o grande interesse dos prefeitos em adotar esta prática.

Para a Educação, o candidato explicou que pretende resolver dois problemas com uma única ação: fazer parcerias com as faculdades e oferecer bolsas de estudo a população de acordo com as necessidades do governo. Assim prepara o profissional que vai trabalhar para o Estado reduzindo as carências de muitas áreas, a exemplo da Saúde e da Educação, e contribui para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas. Questionado sobre as escolas em tempo integral que inclusive podem diminuir o número de crianças e adolescentes nas ruas, Miguel de Souza leu os itens do plano de governo em que propõem a criação das escolas em tempo integral, a começar pela região periférica de Porto Velho e a implantação da Comunidade na Escola, projeto que pretende abrir as escolas para toda a família.

Na área da Segurança, Expedito ressaltou a aproximação que pretende fazer da polícia com a comunidade e da construção de postos base, bem como do seu audacioso projeto de implantação do presídio indústria e do ensino profissionalizante aos detentos. “O papel do governo é ressocializar os presos, e todos sabemos que o atual sistema é uma verdadeira fábrica de criminosos de alta periculosidade, pois muitos entram lá ladrões de galinha e saem peritos em assalto a bancos”.

BNDS investindo em Rondônia

Expedito destacou a Lei de Incentivos fiscais criada na época em quem Miguel de Souza foi vice-governador. “Com essa lei, que garante a redução de até 95% de ICMS, vamos conseguir atrair novas indústrias para Rondônia e implementar a nossa cidade industrial. Nós como governantes temos o poder de indicar aonde queremos instalar novas indústrias, por isso, no nosso governo vamos priorizar a industrialização de Porto Velho, garantindo assim novos empregos para absorver esta demanda que daqui a dois anos ficará sem emprego quando as obras das usinas terminarem”.

Miguel de Souza complementou o compromisso da agroindustrialização, destacando que as obras são boas e necessárias para o desenvolvimento, mas elas são passageiras. As indústrias ficam e trazem novos empregos. Para tornar esse projeto realizado, Miguel falou da criação da Agência de Desenvolvimento, que ficará responsável em fomentar novos negócios, inclusive com projetos para trazer investimentos do BNDS para Rondônia. “Somos ousados em nosso plano de governo e um dos exemplos é a proposta da implantação do Porto Seco, que dará mais agilidade aos processos alfandegários de importação e exportação em função das estradas que vão nos ligar ao Pacífico e ao Caribe. Portanto essa agência será a grande indutora desse processo de desenvolvimento ampliando os projetos de habitação, saneamento básico, infraestrutura e inovação tecnológica”, resume o candidato a vice.

Plano de governo é o diferencial

Ao final da apresentação e da resposta a dezenas de perguntas sobre as propostas de governo dos candidatos, foram entregues a todos os maçons o “Melhor Plano de Governo da História de Rondônia”. O documento foi o grande diferencial e está sendo o diferencial de toda a campanha de Expedito, pois sela um compromisso com o povo de Rondônia. “Parabenizo aos candidatos pela apresentação e agradecemos pela entrega deste Plano de Governo, o primeiro que chega às nossas mãos. Com este documento, nós maçons poderemos cobrar dos senhores, caso sejam eleitos, o cumprimento de suas propostas”, falou o sereníssimo grão mestre da Glomaron, Jucelino Moraes do Amaral.
















quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Miguel de Souza abre rodada de entrevista de candidatos a vice-governador no “O Estadão”

Miguel fala da importância do candidato da majoritária em ter um vice preparado e tenha capacidade para ser um grande conselheiro

Para o candidato a vice-governador Miguel de Souza, da chapa de Expedito Júnior, o vice tem um papel importante no Executivo. No seu caso, como amplamente divulgado por Expedito Júnior, ele espera ser um grande aliado do futuro governador como seu assessor, assumindo o papel de um grande conselheiro. “Isso não significa que serei secretário. Pretendo ser um grande aliado do nosso futuro governador e indicar os melhores caminhos para incrementar o setor produtivo. Como já passei por esta experiência, digo com conhecimento de causa, que um vice-governador é muito importante para o governo. Ele, inclusive, deve estar preparado para assumir vários papéis no Executivo e nessas horas, experiência conta muito”, salientou Miguel durante a entrevista que aconteceu no início desta semana para a jornalista Emília Araújo do jornal O Estadão do Norte. A entrevista com os candidatos a vice começa a ser exibida pelo jornal, no caderno de Eleições a partir da edição de domingo ( 05).

Miguel de Souza lembra que já foi vice-governador de José de Abreu Bianco (de 1999 a 2003) e desempenhou papel importante naquele governo ao acumular os cargos de secretário de estado da Indústria e Comércio e da Agricultura (mais tarde fundidas em uma só secretaria: a Seapes). “Minha experiência como presidente por nove anos do sistema Fiero avalizou minha indicação como secretário da Indústria e Comércio pelo governador. No caso da Agricultura, atendi um pedido especial do Bianco. Ele me indicou porque sabia de minha capacidade de ouvir e planejar e acreditava que eu realizaria um bom trabalho”, lembra Miguel.

Como secretário da Agricultura, Miguel de Souza criou vários programas que foram mantidos pelos governos seguintes e, o que mais destaca foi que a sua gestão marca o início do crescimento do rebanho bovino de Rondônia, com a criação da Idaron – órgão responsável pela inclusão de Rondônia como área livre de febre aftosa com vacinação e o conseqüente aumento do nosso rebanho. Entre os programas mantidos até hoje Miguel cita o início do processo de tecnificação no campo como o Pró-leite, a patrulha mecanizada e o Luz no Campo.

Na Indústria e Comércio não foi diferente, pois apresentou na Assembleia Legislativa uma moderna Lei de Incentivos Fiscais que motivou a criação das primeiras indústrias de Rondônia a gozar desses benefícios, a exemplo de uma fábrica de refrigerantes, curtumes e fábrica de vidros.

Além de toda a experiência no Executivo, Miguel de Souza fala que quando foi deputado federal assumiu a titularidade de importantes comissões, a exemplo da Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional onde pôde continuar sua luta pela construção da estrada que ligaria Rondônia ao Pacífico. Mais recentemente como diretor nacional de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel conheceu o “outro lado do balcão” ao estar em Brasília atuando num cargo de altíssima confiança do governo federal e conhecer a fundo toda a burocracia do Executivo nacional.

No DNIT, além de ver concretizar o seu grande sonho do início da obra da estrada do Pacífico, trouxe para Rondônia a realização de importantes sonhos como a recuperação da BR-364, as pontes do Madeira, a pavimentação da BR-429, que liga a Costa Marques e tantas outras obras que representam um total de quase R$ 2 bi.

“Por toda essa nossa experiência e demonstração de competência, o Expedito me convidou para ser o seu vice, pois juntos, representamos a força política com a capacidade técnica. Expedito provou que sabe fazer política na experiência que teve no Senador. Ele mostrou ser um excelente articulador ao conseguir unir posição e oposição na defesa das grandes causas de Rondônia. Eu carrego todo esse cabedal de realizações desde o tempo da Fiero, até a minha última experiência no DNIT nacional, portanto entendemos que somos a tampa e a panela que se juntam para fazer um governo que vai entrar para a história de Rondônia”, resume Miguel de Souza.

Plano de governo

Miguel também fala na entrevista do importante papel que teve na sistematização do Plano de Governo de Expedito Júnior, apresentado recentemente a sociedade de Rondônia. “As propostas foram recebidas de vários setores da sociedade, nós sistematizamos para transformar nesse importante documento que tem a cara do povo de Rondônia e do futuro governador, Expedito Júnior”, destaca.
Um exemplo dessa sistematização é a implantação do sistema de bolsa que o governo do Estado concederá em parceria com as instituições de ensino privado e também com a Unir. Inicialmente as ofertas de bolsas serão concentradas nas carências do estado, desta forma, além de garantir a profissionalização também garante a contratação dos profissionais nas área carentes da administração pública.





Miguel explica que essa idéia surge para atender o pedido da sociedade de criar uma Faculdade Estadual. “Não somos contra a faculdade, mas esse não é um processo de curto prazo, portanto para resolver imediatamente a necessidade da população inovamos ao propor um tipo de FIES Estadual. Ao final do curso, o formando é contratado para trabalhar para o estado e paga o investimento que o estado fez para sua formação”.