Miguel de Souza, que é pré candidato do partido a prefeito de Porto Velho, destacou que o PR hoje tem condições de sair sozinho numa disputa proporcional, mas nada impede de fazer uma coligação lá na frente, vai depender da decisão da municipal. “O importante é que não temos estrela no nosso partido, portanto, todos vocês têm condições de entrar numa disputa de igual para igual, nos dando oportunidade ter representantes do PR na Câmara Municipal”, declarou.
Miguel também falou sobre a importância dos candidatos ficarem atentos a Legislação eleitoral em especial a Lei do Ficha Limpa, recomendou que todos devem fazer solicitar antecipadamente as certidões necessárias para o registro de candidatura, assim evitar surpresas de última hora. Destacou alguns prazos do calendário eleitoral e fez uma estimativa do coeficiente eleitoral deste ano em função do aumento de número de cadeiras na Câmara, que este ano pode eleger vereadores com até 2 mil votos, dependendo da soma total da legenda ou coligação. Miguel de Souza aproveitou para convocar os filiados para que façam com urgência o recadastramento biométrico, pois sem ele o eleitor não poderá votar.
As recomendações de Miguel de Souza foram reforçadas pelo advogado do partido, Paulo Rogério José. Antes de ratificar as palavras do presidente, se apresentou aos filiados destacando que já foi juiz da corte do TRE por dois biênio e nesse período acompanhou várias mudanças na legislação eleitoral, em especial a aplicabilidade da Lei do Ficha Limpa e as causas de inelegibilidade. Aproveitou para dar uma rápida pincelada sobre os principais cuidados que os pretensos candidatos devem ter. “O jogo eleitoral, a estratégia política começa um ano antes, portanto é preciso tomar cuidados com a vida pregressa e correr para tirar suas certidões, como bem chamou a atenção o nosso presidente Miguel de Souza”.
Como exemplo de inelegibilidades, o advogado citou o exemplo de alguns candidatos, inclusive a prefeitos, que tiveram seu registro negado porque que deixaram de votar em eleição anterior ou referendo que não justificaram o voto na última eleição e também não pagaram a multa de R$ 3,60. “A corte eleitoral decidiu que o problema não era o valor e sim a falta de regularização da situação em tempo hábil, portanto se alguém tiver problemas na Justiça Eleitoral, deve correr e parcelar a dívida para evitar problemas na hora do registro”. Paulo Rogério também chamou a atenção para os problemas causados pela compra de votos, que levam a cassação do registro de candidatura ou do diploma.
Miguel de Souza convocou os filiados para ajudare a elaborar o plano de governo que será proposto pelo PR na campanha. “Temos engenheiros, pessoas da saúda, segurança, entidades de classe e precisamos de voluntários para nos ajudar a elaborar um projeto de plano de governo que mostra as propostas do PR para Porto Velho na questão do trânsito, da segurança, da saúde, da capacitação profissional, meio ambiente e tantos outras questões”.
Além do encontro técnico que levou uma série de informações e alertas quanto a prazos para os pretensos candidatos, o encontro foi uma verdadeira demonstração de apoio ao PR, os pré-candidatos reforçaram a intenção de manter unidade e ajudar a conseguir representatividade na Câmara. O engenheiro Geraldo Sena, parabenizou o partido pela reunião e afirmou que será um soldado do partido para ajudar a eleger vereadores da sigla e ajudar a eleger o candidato a prefeito do PR. Ao final cada candidato aproveitou a presença do jurídico do partido para tirar dúvidas sobre a legislação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário